Os Congressos realizados pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) contribuíram de maneira efetiva para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, defendeu nesta manhã o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Érico Kunde, durante a palestra “A contribuição dos congressos da Abraves para a suinocultura profissional e cientifica do Brasil”.
Segundo o especialista, o elevado nível dos debates dos encontros bianuais promovidos pela entidade não só ajudaram a melhorar os índices zootécnicos da suinocultura brasileira, como também aumentaram significativamente o volume de produção científica no país. “Nem todos tinham fácil acesso às publicações científicas internacionais, nem aos avanços científicos e tecnológicos que ocorriam no exterior. Neste cenário, os congressos, que começaram a ser realizados pela Abraves na década de 80, se tornaram um marco na difusão de pesquisas e atualização profissional no Brasil”, ponderou o pesquisador.
Ele apresentou um levantamento da evolução média dos principais indicadores zootécnicos em granjas brasileiras desde a década de 70 além da evolução das publicações científicas no mesmo período. “O que pudemos observar é uma estabilidade na média dos principais índices zootécnicos entre a década de 70 e 80. Contudo, houve um avanço muito importante a partir de 1985, quando aconteceu o primeiro congresso. O mesmo acontece quando observamos a produção científica que dá um salto no país desde a década de 80”, disse Kunde, que apontou o congresso como uma oportunidade de maior profissionalização do setor.
O XV Congresso Abraves reúne mais de 600 participantes com o objetivo de debater as mais recentes pesquisas e tecnologias do setor. O encontro, que acontece no Marina Park Hotel, em Fortaleza, vai até sexta-feira, dia 7 de outubro.

 Setor reunido no Nordeste
O XV Congresso Brasileiro de Veterinários Especialista em Suínos com o tema “O futuro já começou: Rumo a sustentabilidade” reúne este ano mais de 600 profissionais do setor em Fortaleza, no Marina Park Hotel. O evento debate com técnicos e entidades da indústria e do setor público o futuro da suinocultura no mercado globalizado.
O jantar de encerramento começa às 20h, no Marina Park Hotel, com premiação dos trabalhos científicos e entrega do prêmio Mérito Abraves. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3023-3108, pelo site www.abraves-nacional.com.brou pelo e-mail abraves2011@abraves-nacional.com.br.

Serviço:
XV Congresso Abraves
Data: de 4 a 7 de outubro de 2011
Local: Marina Park Hotel, Fortaleza, Ceará
Informações: www.abraves-nacional.com.br