O professor do Departamento de Ciência Animal da Universidade do Mississipe, nos Estados Unidos, Jean Feugang, apresentou resultados de estudos sobre as proteínas dos gametas na interação e correlação com o sucesso da reprodução. “Existem mais de 3.900 proteínas detectadas no plasma seminal e mais de 2.000 proteínas no oócito, portanto é importante saber quais proteínas de interesse indicam melhores resultados e, consequentemente, fazer uma seleção correta pelo melhor espermatozóide do macho ou melhor folículo ovariano na fêmea”, destacou o especialista durante sua palestra no painel de reprodução do XV Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), que acontece até amanhã, dia 7, em Fortaleza, no Ceará.
Biólogo com especialização em reprodução, Feugang ressaltou estudos sobre animais sub-férteis e machos altamente férteis que possuem sêmen mais resistentes, com melhor qualidade após o congelamento. “Temos muitos estudos recentes e mesmo assim continuamos com muitas perguntas sem respostas, como por exemplo: Qual seria o espermatozóide certo selecionado? Por pré-determinação ou por competição?”. Para ele, a resposta pode ser uma associação entre o melhor e o mais bonito. “Porque seguem o slogam do um por todos e todos por um”, finalizou.

Programação
Amanhã, dia 7 de outubro, o painel de Sanidade vai abordar a “Situação atual dos programas de erradicação da PSC e doenças de Aujeszky” com a especialista do Mapa, Adriana Cavalcante de Souza. Os “Avanços em sistemas de diagnósticos não invasivos: novos resultados” serão apresentados pelo pesquisador da Iowa State University, dos Estados Unidos, Jeffrey Zimmerman. As “Alterações reprodutivas relacionadas com circovirus tipo 2” serão debatidas pelo pesquisador da Universidade de Murcia, da Espanha, Francisco Pallares.

No painel de Nutrição, a palestra “Alimentação de porcas de alta prolificidade” será ministrada pelo especialista da Danisco, Rafael Duran. As “Ações no desenvolvimento fetal para otimização da viabilidade e performance pós-natal do leitão” serão destacadas pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio. A programação vai ser encerrada com a palestra “Ajustes nutricionais em genéticas de alto rendimento”, com o especialista da Topigs do Brasil, Bruno Alexander Nunes Alves.
O jantar de encerramento começa às 20h, no Marina Park Hotel, com premiação dos trabalhos científicos e entrega do prêmio Mérito Abraves. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3023-3108, pelo site www.abraves-nacional.com.br ou pelo e-mail abraves2011@abraves-nacional.com.br.

Serviço:
XV Congresso Abraves
Data: de 4 a 7 de outubro de 2011
Local: Marina Park Hotel, Fortaleza, Ceará
Informações: www.abraves-nacional.com.br

Assessoria de Imprensa – XV Congresso Abraves