A professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Carine Corcini, abriu nesta manhã o painel de Reprodução com a palestra “Inovações tecnológicas na avaliação de sêmen suíno”. A especialista apresentou uma completa revisão dos métodos usados na avaliação da qualidade de sêmen suíno, enfatizando ferramentas tecnológicas avançadas e as vantagens diante do custo elevado.
A palestrante alertou que os testes atualmente disponíveis produzem dados que permitem a tomada parcial de decisões, já que alguns exames in vitro apresentam baixa correlação com os resultados obtidos in vivo. “Os trabalhos sugerem emprego de testes diferentes para seleção de machos subférteis. Testes de penetração espermática e fertilização in vitro apresentaram as maiores correlações com a fertilidade in vivo dos animais, entretanto a utilização na rotina de centrais de inseminação é limitada, devido ao custo elevado”, destacou.
Carine afirmou que, no futuro, as tecnologias usadas na seleção in vitro de doadores de sêmen poderão ser feitas de acordo com a potencial fertilidade “Entre estes métodos de avaliação de qualidade espermática podem ser citadas as avaliações de integridade e funcionalidade da membrana plasmática dos espermatozoides; integridade do acrossoma; integridade de cromatina espermática; funcionalidade da mitocôndria; avaliação da capacitação; avaliação de penetração espermática in vitro em oócitos; proteínas do plasma seminal e peroxidação lipídica” citou . Mais informações sobre inscrições e programação no site http://www.abraves-nacional.com.br.

Programação
Amanhã, dia 7 de outubro, o painel de Sanidade vai abordar a “Situação atual dos programas de erradicação da PSC e doenças de Aujeszky” com a especialista do Mapa, Adriana Cavalcante de Souza. Os “Avanços em sistemas de diagnósticos não invasivos: novos resultados” serão apresentados pelo pesquisador da Iowa State University, dos Estados Unidos, Jeffrey Zimmerman. As “Alterações reprodutivas relacionadas com circovirus tipo 2” serão debatidas pelo pesquisador da Universidade de Murcia, da Espanha, Francisco Pallares.

No painel de Nutrição, a palestra “Alimentação de porcas de alta prolificidade” será ministrada pelo especialista da Danisco, Rafael Duran. As “Ações no desenvolvimento fetal para otimização da viabilidade e performance pós-natal do leitão” serão destacadas pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio. A programação vai ser encerrada com a palestra “Ajustes nutricionais em genéticas de alto rendimento”, com o especialista da Topigs do Brasil, Bruno Alexander Nunes Alves.
O jantar de encerramento começa às 20h, no Marina Park Hotel, com premiação dos trabalhos científicos e entrega do prêmio Mérito Abraves. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3023-3108, pelo site www.abraves-nacional.com.br ou pelo e-mail abraves2011@abraves-nacional.com.br.

Assessoria de Imprensa – XV Congresso Abraves